Simpósio sobre cirurgia plástica em transgêneros reúne especialistas em Curitiba

"Cirurgia Plástica em Transgêneros" foi o tema do simpósio organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional PR, no dia 26 de agosto, no Hotel Radisson, em Curitiba.

O evento reuniu médicos de várias especialidades, entre eles endocrinologista, psiquiatra, ginecologista, mastologista, além, claro, de vários cirurgiões plásticos do Paraná e de outros estados.

Legislação, saúde mental de pessoas trans, terapia hormonal para afirmação de gênero, seguimento ginecológico de pacientes trans, harmonização facial, mamoplastia masculinizadora e feminizadora e redesignação genital foram alguns dos temas abordados no simpósio.


A presidente da SBCP-PR, Dra. Anne Groth, ressaltou a importância de eventos multidisciplinares como esse para abordar a cirurgia plástica nessa fatia da população.


“Estudos mostram a relevância desses procedimentos na garantia da saúde mental, bem-estar e qualidade de vida desses pacientes. Por isso, é fundamental pensar sobre a garantia do acesso de pessoas trans às cirurgias plásticas e de afirmação de gênero”, ressaltou a especialista.


População trans no Brasil

No Brasil, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual autoidentificada da população adulta, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio de 2022.


Esta foi a primeira vez que esse dado foi coletado entre a população brasileira e, na avaliação do instituto, ainda pode estar subnotificado.


Confira algumas fotos do evento.


Copyright © 2022 SBCP Paraná . Todos os Direitos Reservados